O governo anunciou um plano de evacuação da cidade de Goma, a cidade mais afetada pela erupção do Nyiragongo Um vulcanologista da cidade de Goma, perto das montanhas, disse à Reuters que o Monte Nyiragongo, um vulcão no leste da República Democrática do Congo, entrou em erupção no sábado.

 

Veja o VÍDEO acima. Ainda na noite de sábado (22), o governo do presidente Dunis Sassou Nguesso se reuniu e formulou um plano de evacuação da cidade de Goma. O ministro das Comunicações, Patrick Muyaya, anunciou no Twitter: “O plano de evacuação da cidade foi lançado.” “O governo está estudando medidas emergenciais que devem ser tomadas a partir de agora”. Segundo informações da AFP, milhares de pessoas deixaram suas casas e foram para a parte sul da cidade e para a área de Masisi.

A última vez que o Nyiragongo entrou em erupção em 2002, depois que a lava atingiu Goma, matando 250 pessoas e deixando 120.000 desabrigados. Tedesco disse que o vulcão tem uma das lava mais rápidas do mundo.

 

Os observadores do vulcão temem que a atividade vulcânica observada nos últimos cinco anos seja semelhante aos anos anteriores à erupção em 1977 e 2002. Desde que o Banco Mundial cortou o financiamento devido a alegações de corrupção, os vulcanologistas do Observatório do Vulcão Goma, que monitora Nyiragongo, têm trabalhado arduamente para realizar verificações básicas.